Bahia terá final de semana chuvoso no litoral e tempo quente no interior

Chuva no sul da Bahia, prevê Inema
Arquivo

O Serviço de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrícos (Inema) prevê um final de semana com ocorrência de chuvas no centro-leste da Bahia, principalmente nas regiões nordeste, Recôncavo e sul, onde o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado. Esta condição de tempo é decorrente dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que devem intensificar a nebulosidade e trazer chuvas mais intensas nas localidades próximas ao litoral das regiões do Recôncavo, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, e sul.

Na capital baiana, as temperaturas esperadas serão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 19ºC e máximas de 27ºC. Mesmo assim, a massa de ar quente e seco continua influenciando as condições do tempo na faixa centro-oeste e norte do estado, mantendo o céu ensolarado e sem chuvas.

A massa de ar também está contribuindo para manter os índices de umidade relativamente baixos (em torno de 30%) e as temperaturas com valores podendo chegar a máximas de até 36ºC, especificamente nas regiões oeste e São Francisco, onde a atuação desse sistema é maior.

O fenômeno ainda influencia o tempo nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, porém, com menor intensidade, deixando o céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas, sendo estas previstas em áreas isoladas. Nas áreas serranas dessas regiões são esperadas as menores temperaturas do estado, com mínimas variando de 13ºC a 16ºC.

Maré e Radiação – Entre esta sexta-feira e domingo (13 a 15), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno de 11h e das 23h, com valores variando de 2,1 a1,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 5h e das 17h, com valores variando de 0,4 a0,9 metro. As ondas terão agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

A previsão é de Índices de Radiação Ultravioleta (IUV's) variando de 11 a 12, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade ‘extrema’, o que requer mais atenção quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h. Cuidados como o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.